sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas


Alunos de Itanhaém conquistam menções honrosas e medalhas de prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática


Mais de 19 milhões de alunos de todo o Brasil participaram da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP-2010, envolvendo cerca de  44 mil escolas públicas. Na OBMEP, estudantes do Ensino Fundamental, Médio e EJA, resolvem problemas treinando sua capacidade de raciocínio lógico em provas divididas em duas fases.

Alunos da rede de ensino municipal de Itanhaém alcançaram ótimos resultados na OBMEP-2010, destacando a medalha de prata para Thamires Luiza Pratt da Silva da E.M. Profª Maria da Conceição Luz e a medalha de bronze para Jéssica Lopes Correia da E.M. Profª Dalva Dati Ruivo; além de mais de 20 menções honrosas totalizando as premiações.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

DIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL


DIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
04 DE DEZEMBRO

O Orientador Educacional é um profissional de pedagogia que se dedica a formação pessoal dos alunos da instituição onde trabalha, acompanhando as atividades escolares, o rendimento e o comportamento desses estudantes. O dia do orientador educacional é comemorado em 04 de dezembro, no mesmo mês que a profissão foi criada, através da Lei nº 5.564 de 1968.



Prestamos uma homenagem a este profissional que com conhecimento e qualidade exerce seu trabalho, orientando os alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem, apoiando práticas pedagógicas adequadas ao convívio social no ambiente escolar.
Parabenizamos nossas Orientadoras Educacionais: Denise, Eliete Pereira, Eliete Oliveira, Estela, Fabricia, Fernanda, Roseli e Selma, que não medem esforços para mediar e buscar soluções com projetos inovadores auxiliando o processo educacional em nossas escolas do Ciclo III e IV.

PARABÉNS PELO SEU DIA!!!

Hora do conto


Hora do conto

A EM. Profª Eugênia Pitta Rangel Veloso tem investido em iniciativas de leitura, uma destas atividades consiste na “Hora do conto”. A contação de histórias age na formação da criança em várias áreas. Contribui no desenvolvimento intelectual, pois desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação por meio da construção de imagens interiores e dos universos da realidade e da ficção, dos cenários, personagens e ações que são narradas em cada históriaTodo este trabalho é uma aprceria entre a Orientadora Educacional Fernanda Barreiros Lapa Louza e o grupo de professores substitutos.
                        
Vejam as carinhas das crianças durante a 
Hora do Conto com a Professora Georgia:


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Rio do nosso Bairro


Rio do nosso Bairro

Foram encerradas as atividades do Projeto Rio do nosso Bairro, uma parceria entre escolas municipais e a Entidade Ecológica dos Surfistas - Ecosurfi, com cooperação técnica do DAEE – Departamento de Águas e Esgoto do Estado de São Paulo.
               
Após dez meses de atividades alunos e professores reuniram-se no Guarujá para a realização da Conferência de Escolas Cuidando das Águas, onde foi elaborada uma Carta das responsabilidades das Escolas Cuidando da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

Itanhaém foi muito bem representada por quatro escolas municipais, as quais estiveram na Conferência e apresentaram suas iniciativas para a proteção ambiental dos rios mais próximos à comunidade escolar.

Confiram as imagens das escolas integrantes do projeto:


E.M. Profª Dalva Dati Ruivo
E.M.R. José Teixeira Rosas
E.M. Profª Maria Aparecida Soares Amêndola
E.M. Profª Maria da Conceição Luz



Encontro Anual do PROLER


Encontro Anual do PROLER 


Nos dias 24 e 25 de novembro foi realizado o Encontro Anual do PROLER Baixada Santista, coordenado pela Universidade Santa Cecília UNISANTA, Casa de Leitura, Fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e o Ministério da Educação e Cultura. Reuniram-se educadores de toda a Baixada Santista a fim de celebrar 16 anos de promoção a projetos e iniciativas de leitura.
O Encontro contou com ciclos de palestras, minicursos e premiação de projetos que promovam a leitura em três distintas categorias: Professor, Escola e Comunidade.
Itanhaém foi representada por um grupo de educadores que apresentou projetos de leitura realizados nas escolas de ensino municipal, tendo a honra de ser premiada na categoria PROFESSOR com a professora Patrícia Pinheiro Cavalcanti da EM. Profª Maria da Conceição Luz. O projeto vitorioso, Semana Cultural, concorre a três anos ao Troféu Proler e apenas em 2010 foi selecionado. 


Encontro dos Assessores Pedagógicos – Ciclos III e IV


Encontro dos Assessores Pedagógicos – Ciclos III e IV
22 de novembro de 2010


A um passo para encerrar as atividades deste ano letivo, os Assessores Pedagógicos seguem firmes em seus estudos e encontros. Não foi diferente no Encontro de 22 de novembro, onde a Equipe de Coordenação dos Ciclos III e IV abordou a seguinte pauta:

- Acolhimento;
- Leitura da síntese da reunião anterior realizada pela Assessora Maria das  Graças Costa;
- Leitura em voz alta: “Profecias auto-realizadoras”. In: MEIER, Marcos. Sapatos & Letras. Pinhais: Editora Melo, p.27/28, 2008.   
- Atividade: Palavreando;
- Devolutiva da Avaliação do encontro anterior;
- Tematização da prática: Relato de experiência com a Assessora Alessandra Cavalcante;
- Atividade em dupla: Estudo de caso e Socialização e fechamento das ideias;
- Considerações sobre Avaliação.

Afro-brasilidades e seus Desdobramentos


Afro-brasilidades e seus Desdobramentos

A EM Harry Forssell, numa parceria entre Coordenação e Orientação Pedagógica, realizou a oficina das bonecas Abayomi a fim de fomentar o projeto Afro-brasilidades: a questão racial no cotidiano escolar. A oficina aconteceu durante as reuniões pedagógicas – HTPC, contando com professores de 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

A atividade possibilitou integração do grupo docente, que confeccionou as mais diversas Abayomis, trazendo para o cotidiano escolar uma reflexão acerca da cultura africana através de uma atividade lúdica.

As fotos revelam um pouquinho do que aconteceu por lá:

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Projetos Premiados pelo Kalimera



Projetos Premiados pelo Kalimera
 

A 3ª Assessoria da Editora Kalimera, realizada no dia 19 de novembro no Centro de Treinamento da CMTCE, encerrou com premiação as atividades dos projetos: Educando para o trânsito e Educando para o meio ambiente.
No encontro, a Professora Elisabete Duarte realizou atividades de sensibilização com música de Oswaldo Montenegro, vídeo de Rubem Alves e Estudos sobre Avaliação, contando com assessoria do Professor Arnaldo Marques Carreira Filho.
Todos os projetos apresentados refletiram as atividades desenvolvidas por professores e alunos nas unidades de ensino municipais ao longo deste ano letivo, visando sempre a promoção de cidadãos mais conscientes e participativos em questões ambientais e de segurança no trânsito.

Confiram a lista dos projetos premiados:

“Construindo futuros condutores” – Prof. Ramirez da EM Filomena  
“Operação limpeza na praia” – Profª Daniela da EM Maria da Penha 
“Como cuidar do meio ambiente” – Profª Elisabete da EM Dalva Dati  
“Produção e destino do lixo” – Profª Sonia Domerina da EM Elga Reis 
“Ornamentação Natalina” – Profª Sara da EM Maria da Penha 
“Planeta Terra, nossa casa” – Profª Alessandra da EM Filomena
“Projeto Xerifes da natureza” – Profª Bruna da EM Eugenia Pitta 
“Educando para o trânsito” – Prof. Alexandre da EM Eugenia Pitta 
“Meio Ambiente”- Profª Cléo da EM Bernardino


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Aluna de Itanhaém é semifinalista na Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro


Numa parceria entre MEC, Fundação Itaú Social e Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec, foi organizada a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro. Trata-se de um concurso de produção textual que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.
A seleção das produções foi dividida em 5 etapas: escolar, municipal, estadual, regional e nacional. As comissões julgadoras municipais selecionaram 16.706 textos, dos quais a comissão julgadora estadual selecionou 500 semifinalistas. Entre os semifinalistas no gênero crônica, está a aluna Thamires Luiza Lemos Pratt da Silva e sua professora Sandra Regina de Camargo da E.M. Profª Maria da Conceição Luz.
Professora e aluna participaram de um Encontro Regional dos Semifinalistas do gênero Crônica, realizado de 3 a 5 de novembro na cidade de Curitiba, onde receberam as orientações para aprimoramento do texto selecionado e integraram o grupo de concorrentes à etapa regional e nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Encontro dos Assessores Pedagógicos – Ciclos III e IV


Encontro dos Assessores Pedagógicos – Ciclos III e IV
18 e 25 de outubro de 2010


Desde o início do ano são realizados encontros entre a Equipe de Coordenação dos Ciclos III e IV e as Assessoras Pedagógicas, os temas em pauta abordam questões inerentes ao contexto escolar e a ação dos assessores junto às suas Unidades de Ensino.

Confiram a pauta da última reunião:

  •      Acolhimento;
  •     Leitura da síntese do encontro anterior pela assessora      pedagógica Magdália Moraes Lestuchi;
  •   Leitura em voz alta: Memórias de uma professora. In: SANTOS, Júlio César Furtado. Aprendizagem significativa. Porto Alegre: Mediação, p. 31/32/33, 2008.
  •    Análises e reflexões sobre a aprendizagem dos alunos: Resultados do 2º trimestre/2010;  
  •   Leitura reflexiva: Aprendizagem do olhar, Madalena Freire Weffort;
  •      Tematização da prática: Relato de experiência com a assessora pedagógica Maria das Graças F. Costa; 
  •    Atividade em grupo: análise das Pastas de Atividades dos alunos através da Pauta de Observação; 
  •   Socialização das ideias;
  •      Avaliação do encontro.

Agora, que tal observá-las em ação?


Educando para o Meio Ambiente e Educando para o Trânsito


Educando para o Meio Ambiente
e
Educando para o Trânsito

Este projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itanhaém e a editora Kalimera. A parceria consiste em trazer para o cotidiano escolar a abordagem dos temas: Educando para o Meio Ambiente e Educando para o Trânsito. Contando também com os paradidáticos Cana e bacana e Guariní em: não existe lixo.
Além da aquisição destes livros, há formações que subsidiam a prática pedagógica e facilitam a inserção dos paradidáticos em sala de aula. Estas formações são ministradas pela Professora Elisabete Duarte e assessoradas pelo Professor Arnaldo Marques Carreira Filho, ao longo do ano letivo, destinando-se principalmente aos professores substitutos das unidades escolares municipais.

Confiram as fotos da formação de 14/10/2010:

PROJETO ESCOLA DE PAIS


PROJETO ESCOLA DE PAIS
Orientadores Educacionais da Rede Municipal


O projeto objetiva aproximar pais e escola, garantindo que as escolas articulem com as famílias todo o processo pedagógico. As bases deste projeto estão na LDB – Lei de Diretrizes e Bases e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na Escola de Pais, os Orientadores Educacionais propõe a integração da família e a escola, para que unidos possam aprimorar os conhecimentos em relação ao desenvolvimento dos seus filhos. Os encontros entre educadores e familiares abordam temas relevantes que suscitam um maior envolvimento entre filhos e pais, além de temas relevantes para o meio educacional.

Em OUTUBRO o PROJETO ESCOLA DE PAIS acontecerá:

15/10 – E.M. Dalva Dati Ruivo– 16h00

18/10 – E.M. Eugênia Pitta Rangel Veloso – 19h30

21/10 – E.M. Célia Marina dal Pozzo Borges – 17h00

29/10 – E.M. Harry Forssell – 16h30

29/10 – E.M. Maria Aparecida Soares Amêndola – 15h00

31/10 – E.M. Noêmia Salles Padovan – 18h30


Vejam os primeiros resultados:


terça-feira, 19 de outubro de 2010

" Dia dos Professores"

Ser Mestre

Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!
Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?
Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
- Vale sim, coragem!
Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus!


Estudantes de Itanhaém conquistam prêmios no Concurso: Jornal, Escola e Comunidade – A TRIBUNA


Entre mais de 500 redações de diversas escolas da Baixada Santista, as alunas:
Bruna Mara de Mattos, 6ª série, da Escola Municipal Profª Maria da Conceição Luz e Mariana Barbosa dos Santos, 7ª série, da Escola Estadual José Antonio de Affonseca Rogê Ferreira, que integram o projeto Jornal, Escola e Comunidade – A TRIBUNA; foram premiados no Concurso Cultural: “Era uma vez...”.

O concurso foi organizado pela equipe do Programa JEC – A TRIBUNA, com o objetivo de estimular a escrita e a criatividade dos estudantes, incentivando a produção de contos de fadas a partir de uma reportagem publicada no Jornal A Tribuna.

A entrega dos prêmios do Concurso aconteceu durante o 4º Encontro de Coordenadores do JEC – “Criar e Modernizar”, onde além da premiação, outras práticas pedagógicas com a utilização do jornal foram destacadas.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Afro-brasilidades: a questão racial no cotidiano escolar


Nos dias 05 e 06 de outubro, os Assessores Pedagógicos de 1ª a 8ª série participaram de oficinas temáticas voltadas para o estudo e reconhecimento da História e Cultura Afro-brasileira. Com oficinas de documentários e filmes temáticos; literatura africana em Mia Couto; Jogos africanos e as tão afamadas Abayomi – bonecas africanas.
No encontro com os Assessores de 5ª a 8ª série houve apresentação do projeto que visa estabelecer atividades na Semana de Estudos da Consciência Negra, instituída oficialmente em Itanhaém pela Lei Nº 3.216/06.
Confiram as fotos e veja quantas produções!!!



domingo, 17 de outubro de 2010

4º Encontro de Professores


Educadores em palestra com Marcos Méier

Neste 4º encontro, os professores municipais estiveram reunidos no auditório do Noêmia Salles Padovan para participar da palestra Aprendizagem Significativa e a Função Docente, ministrada pelo psicólogo, matemático e mestre em educação; Marcos Méier.
A palestra abordou questões como:

- a necessidade de afeto nas relações humanas e por consequência na           relação entre professores e alunos; 

- diferentes aprendizagens: processamento auditivo e processamento visual;

- aspectos de análise comportamental sob o enfoque de Vigotski e Piaget.

Numa abordagem fluida, Méier tratou de questões e conceitos relevantes a prática docente e de quebra deixou entre risos uma resposta para a velha pergunta: Entendeu ou quer que eu desenhe? – Resposta: Desenhe já que você não consegue explicar!!!


Quer saber mais sobre Marcos Méier?
Acesse: http://www.marcosmeier.com.br/ ou  http://marcosmeier.blogspot.com