sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas


Alunos de Itanhaém conquistam menções honrosas e medalhas de prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática


Mais de 19 milhões de alunos de todo o Brasil participaram da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP-2010, envolvendo cerca de  44 mil escolas públicas. Na OBMEP, estudantes do Ensino Fundamental, Médio e EJA, resolvem problemas treinando sua capacidade de raciocínio lógico em provas divididas em duas fases.

Alunos da rede de ensino municipal de Itanhaém alcançaram ótimos resultados na OBMEP-2010, destacando a medalha de prata para Thamires Luiza Pratt da Silva da E.M. Profª Maria da Conceição Luz e a medalha de bronze para Jéssica Lopes Correia da E.M. Profª Dalva Dati Ruivo; além de mais de 20 menções honrosas totalizando as premiações.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

DIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL


DIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
04 DE DEZEMBRO

O Orientador Educacional é um profissional de pedagogia que se dedica a formação pessoal dos alunos da instituição onde trabalha, acompanhando as atividades escolares, o rendimento e o comportamento desses estudantes. O dia do orientador educacional é comemorado em 04 de dezembro, no mesmo mês que a profissão foi criada, através da Lei nº 5.564 de 1968.



Prestamos uma homenagem a este profissional que com conhecimento e qualidade exerce seu trabalho, orientando os alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem, apoiando práticas pedagógicas adequadas ao convívio social no ambiente escolar.
Parabenizamos nossas Orientadoras Educacionais: Denise, Eliete Pereira, Eliete Oliveira, Estela, Fabricia, Fernanda, Roseli e Selma, que não medem esforços para mediar e buscar soluções com projetos inovadores auxiliando o processo educacional em nossas escolas do Ciclo III e IV.

PARABÉNS PELO SEU DIA!!!

Hora do conto


Hora do conto

A EM. Profª Eugênia Pitta Rangel Veloso tem investido em iniciativas de leitura, uma destas atividades consiste na “Hora do conto”. A contação de histórias age na formação da criança em várias áreas. Contribui no desenvolvimento intelectual, pois desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação por meio da construção de imagens interiores e dos universos da realidade e da ficção, dos cenários, personagens e ações que são narradas em cada históriaTodo este trabalho é uma aprceria entre a Orientadora Educacional Fernanda Barreiros Lapa Louza e o grupo de professores substitutos.
                        
Vejam as carinhas das crianças durante a 
Hora do Conto com a Professora Georgia:


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Rio do nosso Bairro


Rio do nosso Bairro

Foram encerradas as atividades do Projeto Rio do nosso Bairro, uma parceria entre escolas municipais e a Entidade Ecológica dos Surfistas - Ecosurfi, com cooperação técnica do DAEE – Departamento de Águas e Esgoto do Estado de São Paulo.
               
Após dez meses de atividades alunos e professores reuniram-se no Guarujá para a realização da Conferência de Escolas Cuidando das Águas, onde foi elaborada uma Carta das responsabilidades das Escolas Cuidando da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

Itanhaém foi muito bem representada por quatro escolas municipais, as quais estiveram na Conferência e apresentaram suas iniciativas para a proteção ambiental dos rios mais próximos à comunidade escolar.

Confiram as imagens das escolas integrantes do projeto:


E.M. Profª Dalva Dati Ruivo
E.M.R. José Teixeira Rosas
E.M. Profª Maria Aparecida Soares Amêndola
E.M. Profª Maria da Conceição Luz



Encontro Anual do PROLER


Encontro Anual do PROLER 


Nos dias 24 e 25 de novembro foi realizado o Encontro Anual do PROLER Baixada Santista, coordenado pela Universidade Santa Cecília UNISANTA, Casa de Leitura, Fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e o Ministério da Educação e Cultura. Reuniram-se educadores de toda a Baixada Santista a fim de celebrar 16 anos de promoção a projetos e iniciativas de leitura.
O Encontro contou com ciclos de palestras, minicursos e premiação de projetos que promovam a leitura em três distintas categorias: Professor, Escola e Comunidade.
Itanhaém foi representada por um grupo de educadores que apresentou projetos de leitura realizados nas escolas de ensino municipal, tendo a honra de ser premiada na categoria PROFESSOR com a professora Patrícia Pinheiro Cavalcanti da EM. Profª Maria da Conceição Luz. O projeto vitorioso, Semana Cultural, concorre a três anos ao Troféu Proler e apenas em 2010 foi selecionado. 


Encontro dos Assessores Pedagógicos – Ciclos III e IV


Encontro dos Assessores Pedagógicos – Ciclos III e IV
22 de novembro de 2010


A um passo para encerrar as atividades deste ano letivo, os Assessores Pedagógicos seguem firmes em seus estudos e encontros. Não foi diferente no Encontro de 22 de novembro, onde a Equipe de Coordenação dos Ciclos III e IV abordou a seguinte pauta:

- Acolhimento;
- Leitura da síntese da reunião anterior realizada pela Assessora Maria das  Graças Costa;
- Leitura em voz alta: “Profecias auto-realizadoras”. In: MEIER, Marcos. Sapatos & Letras. Pinhais: Editora Melo, p.27/28, 2008.   
- Atividade: Palavreando;
- Devolutiva da Avaliação do encontro anterior;
- Tematização da prática: Relato de experiência com a Assessora Alessandra Cavalcante;
- Atividade em dupla: Estudo de caso e Socialização e fechamento das ideias;
- Considerações sobre Avaliação.

Afro-brasilidades e seus Desdobramentos


Afro-brasilidades e seus Desdobramentos

A EM Harry Forssell, numa parceria entre Coordenação e Orientação Pedagógica, realizou a oficina das bonecas Abayomi a fim de fomentar o projeto Afro-brasilidades: a questão racial no cotidiano escolar. A oficina aconteceu durante as reuniões pedagógicas – HTPC, contando com professores de 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

A atividade possibilitou integração do grupo docente, que confeccionou as mais diversas Abayomis, trazendo para o cotidiano escolar uma reflexão acerca da cultura africana através de uma atividade lúdica.

As fotos revelam um pouquinho do que aconteceu por lá: