quinta-feira, 31 de março de 2011

Caminhada Água é Vida!


E.M. PROFª. MARIA APARECIDA SOARES AMENDOLA

DIA  22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

CAMINHADA - ÁGUA É VIDA



O dia mundial da Água foi lembrado pelo Amêndola, observem as ações descritas pela Assessora Pedagógica Alessandra Cavalcante:
Participação dos alunos, professores, coordenação, direção, orientação e todos da escola Amêndola estiveram envolvidos com as atividades.
O tema foi trabalhado com os alunos pelos professores e culminou em uma caminhada na Avenida Cabuçú. A caminhada contou com cartazes, faixas, balões, distribuição de panfletos à comunidade e lembrancinhas confeccionadas pelos alunos, sempre com o foco de chamar a atenção para a importância e preservação da água  para a sobrevivência de todos nós.

“PRESERVAR A ÁGUA É PRESERVAR A VIDA”
 


terça-feira, 29 de março de 2011

Professoras Substitutas


Professoras Substitutas 
E.M. Profª Célia Marina dal Pozzo


Desde o início do ano os professores substitutos iniciaram o Projeto Cultura Caiçara, o qual traz para o cotidiano escolar maior conhecimento e valorização do povo caiçara.
Na escola Célia Marina, as professoras Juliana Costa, Vanessa de Souza e Maria Conceição Garcia e o monitor de informática Allan realizaram atividades diferenciadas para abordar esta temática com alunos de 5ª a 8ª séries, resultando numa exposição realizada em 25 de março (sexta-feira). 



A exposição contou com a presença de uma Caiçara antiga que relatou peculiaridades sobre Itanhaém, apresentação de coral com músicas regionais, exposição de fotos antigas e atuais de pontos turísticos, ilustrações de prédios históricos, exposição de artefatos caiçaras e um desfile de moda praiana.  


 
Parabéns a toda a escola !!! 

III Encontro dos Assessores Pedagógicos


III Encontro dos Assessores Pedagógicos


“A possibilidade de arriscar é que nos faz homem. Vôo perfeito no espaço que criamos”
                                                           Damião da Cruz


O grupo de Assessores Pedagógicos dos Ciclos III e IV reuniu-se na CMTECE no mês de março, contando com a presença da Secretária de Educação Maria de Lourdes Carvalho, a fim de discutir a seguinte pauta:

- Leitura da síntese do encontro anterior pela Assessora Pedagógica Patrícia;
- Entrega: Organização dos encontros – datas/sínteses/lanches;
- Devolutiva: Avaliação Final / 2010
- Análises e reflexões: Resultados finais do ano letivo de 2010;
- Informações: Prova Brasil / 2010;
- Organização de turmas: Recuperação Paralela;
- Plano de ação dos Assessores Pedagógicos;
- Encerramento do encontro.

Confiram as imagens da reunião:

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Água no Harry


Dia Mundial da Água - 22/03

 

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992 sendo destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.


Na E.M. Harry Forssell o dia da água foi apenas o resultado final de uma semana dedicada à estudos, reflexões e atividades sobre o tema, com a participação dos professores de ciências e substitutos desta U.E. Além de produzirem cartazes e móbiles recicláveis, estudaram a declaração de direitos da água, curta sobre o uso consciente da água e ainda houve a distribuição leques com os dizeres: Tá calor, né? Imagina sem água! 

Iniciativas que fazem toda diferença na preservação da Água.
 




Educação e Expoente realizam capacitação para professores da Rede Municipal


Educação e Expoente realizam capacitação para professores da Rede Municipal

Discutir práticas pedagógicas, buscar aperfeiçoamento e obter um melhor desempenho dos educadores fora e dentro da sala de aula. É com essa intenção que a equipe da Secretaria Municipal de Educação se reunirá nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18), para participar da 1ª Capacitação dos Professores promovida pelo Centro de Excelência em Educação – Expoente, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

A iniciativa prevê desenvolver projetos e atividades que promovam melhorias no aspecto qualitativo em classe, que facilite o aprendizado, e principalmente, estimule a participação dos alunos.

O encontro abordará temas como a implantação do material expoente (Pré I e II), planejando o uso do material expoente (1º ao 5ª ano e EJA – 1ª a 4ª séries), interdisciplinaridade (5ª a 8ª Ensino Fundamental e EJA), cultura caiçara (Professor Substituto), transtorno global do desenvolvimento (Educação Especial) e olhar filosófico (Diretores e Assessoria Pedagógica).

“A formação continuada é muito importante para a transformação ou validação das vivências pedagógicas, melhoria da prática educativa e reconstrução dos saberes docentes”, afirma a coordenadora da equipe do ciclo III e IV, Nerci Gomes de Aquino.

terça-feira, 15 de março de 2011

II Encontro dos Assessores Pedagógicos


II Encontro dos Assessores Pedagógicos

“Os analfabetos do séc. XXI serão aqueles que não desenvolverem sua capacidade de aprender, desaprender e reaprender”
(A. Tofller)


O grupo de Assessores Pedagógicos dos Ciclos III e IV reuniu-se na CMTECE no final de fevereiro a fim de discutir a seguinte pauta:

- Apresentação das novas Assessoras Pedagógicas ao grupo;
- Breve histórico: Para nos conhecer melhor, um pouquinho da nossa história
- Refletindo: “Penso logo existo!” (Revista PCNE. Nº 3 – Dez/2000)
- Organização dos encontros: datas, sínteses, lanches;
- Acompanhamento dos alunos faltosos;
- Análise reflexiva das Matrizes de Referência das diferentes áreas do       conhecimento;
- Encerramento do encontro.

Confiram as imagens da reunião:

quarta-feira, 9 de março de 2011

JEC - A Tribuna


A 1ª Reunião do Jornal, Escola e Comunidade (JEC) - A TRIBUNA, ocorreu em 28/02/2011, no auditório Hamleto Rosato, com os professores coordenadores das Unidades Escolares participantes do JEC com a Coordenadora do programa Carolina Viana Morgado (Carol).
Durante o encontro, os coordenadores receberam orientações sobre como devem ser  planejadas e selecionadas as atividades com o jornal, a importância dos registros das atividades, as datas dos próximos encontros, além da divulgação de Concursos Culturais.
De acordo com a coordenação do JEC, estão previstos pelo menos dois  concursos culturais por semestre com o objetivo de estimular os estudantes e divulgar o que é produzido nas escolas.


O regulamento do Programa pode ser encontrado no site:


 

Escolas de Itanhaém participantes do Jornal, Escola e Comunidade:

E.M. Ana Candida Ebling de Oliveira
E.M. Bernadino de Souza Perreira
E.M. Filomena Dias Apelian
E.M. Harry Forssell
E.M. Prof ª. Celia Marina Dall Pozzo Borges
E.M. Profº.  Walter Arduini
E.M. Profª.  Lidia Martha Ferriello Gianotti
E.M. Profª.  Maria da Conceição Luz
E.M. Profª.  Neusa Pinto Fonseca
E.M. Profª.  Elga Reis
E.M. Profª.  Dalva Dati Ruivo
E.M. Profª.  Maria Aparecida Soares Amêndola
E.M. Rural  José Teixeira Rosas